ISO
9001

Em suma, a norma descreve os conceitos fundamentais para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Seus requisitos são aceitos universalmente e aplicáveis a qualquer organização – independentemente do tipo, tamanho, produtos e/ou serviços oferecidos.

Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes, que concederá o selo ISO à empresa. O sistema ISO (International Organization for Standardization) é um conjunto de normas criadas por uma organização suíça em 1947. No Brasil, as normas são criadas e gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Toda organização que busca conquistar o ISO 9001, portanto, deverá passar por auditorias. Há auditoria interna e externa. A função de ambas será constatar que todos os requisitos necessários estão sendo cumpridos.

Quais os benefícios da ISO 9001?

Um SGQ tem o propósito de garantir produção mais ágil e processos otimizados. Portanto, permite a organização reduzir custos, riscos e evitar retrabalhos, de forma que o negócio cresça visando a melhoria contínua.

Em resumo, sua implementação melhora a gestão da companhia mantendo a qualidade de campos distintos como materiais, produtos, processos e serviços. Como consequência, aumenta-se a satisfação dos clientes. Além disso, empresas certificadas com ISO 9001, destacam-se da concorrência. Afinal, estão assegurando sua conformidade com normas de um SGQ que tem reconhecimento internacional.

Baseado em oito princípios de gestão da qualidade, a norma ISO 9001 define a forma como a organização opera para atender aos requisitos de clientes e partes interessadas.

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Abordagem de processos;
  • Contexto organizacional;
  • Melhoria contínua;
  • Tomada de decisões baseadas em fatos;
  • Raciocínio baseado em risco.

Assim sendo, a certificação ocorre após a conclusão bem-sucedida de uma auditoria da norma ISO 9001. Sendo assim, ela permite à organização operar com mais eficiência; cumprir requisitos legais e regulatórios; alcançar novos mercados, identificando e solucionando riscos.

Por que buscar uma empresa certificada?

É certo dizer que a adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade é uma decisão estratégica de uma organização. Afinal, visa melhorar seu desempenho de forma geral e, sobretudo, gera uma base sólida para seu crescimento sustentável.

Não diferente, no setor de sinalizações rodoviárias, o sistema ISO auxilia na qualidade dos processos. Bem como, busca reduzir retrabalhos e atrasos, gerando maior economia e organização nas obras.

A ISO 9001 permite que as organizações se adaptem a um mundo em mudança. Além disso, ela aprimora a capacidade de uma organização de satisfazer seus clientes e fornece uma base coerente para o crescimento e o sucesso sustentado” – Kevin McKinley, secretário-geral da ISO em exercício quando revisada a norma, em 2015.

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